terça-feira, 7 de outubro de 2014

Por que existem pessoas que não têm casa?


1 - Livro:  Por que existem pessoas que não têm casa?
2- Autores: Matthieu de Laubier, Marie Aubinais e Guinaelle Boulet.
3- Ilustração: Catherine Proteaux.
4 -Tradução: Christiane Teixeira Curioni.
5- Editora: Cidade Nova.
6 - Ano de edição: 2004.
7 - Cidade: - Vargem Grande Paulista (São Paulo).  
8 - Aluna - Joyce Natacha Ferreira
9 -Ano: 9ª A
10- Data: 19/08/2014 a 22/10/2014

E a sua opinião qual é?
Aí eu te pergunto:
- Todos realmente deveriam ter casa ? Acho que muitas pessoas não fizeram o bastante para conquistá-la. Outras roubam as casas.
Por que então ter uma casa, se elas querem apenas chegar e sair?
Muitas pessoas não possuem casa pois não têm como pagar ou porque não têm um emprego fixo, não possuem um contrato de emprego decente.
Há ainda os que não pode ter estudo, precisam trabalhar na roça muito cedo, com os pais ou avós. Porque precisam ajudar nas despesas da casa.
Uma família que possui mãe e pai que trabalham e ganham muito bem, podem sustentar a própria casa, que pode até ser de aluguel. Essas famílias têm teto para poder morar e têm onde dormir.
E aí, você concorda que todos realmente deveriam ter uma casa?
Eu sinceramente acho que alguns sim, merecem, pois batalham pra conseguir, lutaram até o fim, venceram e estão aqui. Mas têm pessoas que não merecem nem a poeira do deserto Saara, pois são errantes e só pensam em ficar de boa esses sim, merecem uma vida sem casa, pois escolheram o caminho errado e hoje estão sofrendo torturas pelo mundo - Vocês acham que é só as pessoas que não têm casa?
Pois é, os pobres animaizinhos também não conseguem casa para morar ou foi destruída por nós mesmos, que abandonamos esses animais ao relento.
Por exemplo, a tartaruga pode sim não ter uma casa, sabia que ela é um tipo de quelônio com carapaça óssea, bem legal, ela vive na água, mas também procria na terra. Tem uma vida livre, anda por toda a terra e nada pelo mar. Não tem uma casa pois nunca volta para o lugar de onde saiu. Mora em seu casco duro e forte, um tipo de casa móvel, onde se sente protegida dos predadores.
Viu como os animais também batalham para se proteger e poder viver bem, então o que você pensa sobre isso? A sua opinião ainda é a mesma? Ou mudou junto com a história?
Muitas perguntas e poucas respostas, mas quando temos a resposta sempre surge outra pergunta por traz dela. Como se não existisse uma resposta que fosse para todas elas, mas cada um tem sua opinião não é? A minha ainda está em algumas pessoas que merecem mesmo. Pois muitas delas estão nem aí com isso, querem mesmo é viver a vida de qualquer jeito mesmo, não importa se está limpo ou não, apenas fazer o que quiser mesmo, sem ninguém pra dizer o que deve fazer ou o que é proibido por Lei.
É assim que penso, e sempre pensei, não sei mas posso mudar de ideia a qualquer hora pois não sabemos o que virá!
Joyce Natasha Ferreira 
A verdadeira importância do Trabalho e o respeito que ele tem

Segundo Laubier (2009, pag. 5) “Todo mundo precisa de um trabalho”, realmente precisa porque sem ele não tem como comprar tudo o que se quer, ou o que se precisa comprar e muitas pessoas não o têm.
Por quê? Talvez por falta de aprendizado e conhecimento que as mesmas não possuem. Essas pessoas sofrem muito quando não possuem o emprego que querem, mas insistem mesmo assim, e acabam se machucando com as atitudes dos outros.
A inteligência, é difícil conquistá-la, mas quando se consegue pode fazer muito, tendo ela, é como ter uma arma nas mãos, é excelente no trabalho, pois pode garantir o emprego e ter muitas ideias para se desenvolver com outros.
O que é o trabalho ?
É uma pergunta muito boa, mas poucos sabem, é todo exercício destinado a obter a vários retornos, ter cuidado com as tarefas e obrigações, ter muito empenho em realizar o que tem de fazer para não dar errado.
E para se conquistar uma casa, um lugar para se viver com a família é necessário ter um trabalho não é ? Pois para pagar aluguel e morar é necessário dinheiro, pra falar a verdade pra tudo agora é necessário e conquistá-lo e não é nada fácil. Quando uma pessoa consegue progredir, é mais uma vitória na vida.
Importante é que muitas pessoas dizem que trabalhar é chato, ruim, ganham pouco, fazendo e obedecendo outras pessoas, a não ser a própria mãe, sim é estranho, mas o mundo é assim mesmo, temos que obedecer ordens o tempo todo para poder viver.
E na minha opinião realmente não acho legal ficar olhando o chefe gritar com você dizendo que é inútil, incompetente, em irresponsável. Mas se nós realmente somos tudo isso o que eles dizem, por que então conseguimos o emprego que estamos ? Como conseguimos realizar trabalhos competentes se eles falaram que somos incompetentes ? É sério isso ? Se realmente darmos ouvidos a eles o que vai acontecer com nossa consciência, cheia de bobagens. O que acontece com nossa capacidade e vontade de fazer as coisas ? Há pessoas que apenas com a chamada da atenção progridem mais, mas o que isso adianta? Faça do modo que sabe, o trabalho é importante, mas pra se sentir bem, teque ser respeitado, pois merecemos respeito em todo lugar, e com isso trabalhamos bem melhor. Eu pergunto a você, realmente deve ter respeito ao ambiente de trabalho ?
Uma maneira de expressar o que é realmente o esforço no trabalho e o respeito entre colegas são as formigas. Elas estão no topo dos animais que trabalham bastante, porque são animais muito trabalhadores. Elas sabem que se não trabalhar, não tem nada na vida, e se você não tem nada na vida, não há como viver. O exemplo que dão para nós é que estão sempre trabalhando em harmonia, sempre estão em união, uma ajuda a outra, como um gesto de amor, bem diferente de pessoas que adoram arruinar o trabalho de outro só pra se dar bem, e ficar em rivalidade até alguns se dar mal. Isso não vale a pena, pois o que fazemos sempre vem de volta, é como podemos observar na bíblia:
"Não julguem, para que vocês não sejam julgados. Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês. "Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho? Como você pode dizer ao seu irmão: 'Deixe – me tirar o cisco do seu olho', quando há uma viga no seu? Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.  MATEUS (cap.7:1-5)

Uma vida melhor é o que todos querem. Mas são poucos os que realmente conseguem, pois muitos estão se preocupando com a vida dos outros, e às vezes esquecem da própria. Seguir o exemplo dessas palavras verdadeiras, é uma boa maneira de viver a vida melhor, conseguir alcançar o seu objetivo. No exemplo acima, a palavra cisco pode ser comparada com a vida, cuidar da sua própria vida em vez de julgar a vida do outro, Jesus deu uma vida pra cada pessoa cuidar da sua, e não da dos outros. Devemos aprender com isso, pois é como diz ali, o que você dá, recebe em dobro, então cuidado com o que deseja, pois um dia pode acontecer com você também. Não seja invejoso porque é muito feio, não seja rude porque não vai te fazer bem.
O que você acha sobre isso, que um respeito, uma gentileza pode ajudar o dia a dia de uma pessoa no trabalho, e só se preocupar com a sua vida ? São perguntas, que só você pode ter as respostas e quem sabe você pode explicar mais sobre isso, não é? Você pode ter sua própria resposta!
Joyce Natasha Ferreira 

Levantar e seguir em frente é muito importante !

Alê, um menino de 6 a 7 anos mais ou menos, cabelos cor black, como a escuridão da noite de verão, e a pele branca e pálida, como a neve do inverno. Um menino muito esperto, alegre e bastante curioso, sempre tinha alguma coisa pra perguntar, e dali surgia outras e mais outras perguntas e sempre querendo uma resposta correta e que ele possa compreender, ele é um garoto, muito diferente das outras crianças da idade dele, pois adorava fazer perguntas e saber qual é a resposta de cada uma, saber porque isso era preciso ? Qual era a diferença entre elas. E se fosse possível fazia outra pergunta através daquela resposta que possuía. Um garoto incrível, bonito, meigo, e extrovertido, adorava brincar, fazer bagunça, mas de vez em quando brigava com seus pais, quando eles não o respondiam, o que ele queria saber. Sua mãe sempre levava ele à escola quando ia trabalhar, e seu pai o acompanhava também.

Em um belo dia, Alê e sua mãe decidiram ir ao supermercado junto, para comprar algumas coisas que estava faltando em sua casa, quando os dois estavam voltando do Supermercado, Alê avistou um homem caído na calçada, no começo ficou com medo e agarrou sua mãe pelo braço bem firme, achou estranho, mas quando foi chegando perto viu o homem todo sujo e fedido, machucado por estar dormindo no chão, encolhido naquele ar frio que fazia em novembro. Alê ficou curioso e perguntou:

  • Mamãe, por que é que têm pessoas que não têm casa ?
  • Todo mundo deve ter casa Alê. Mas isso custa muito caro, talvez ele não tenha conseguido o suficiente para comprar uma para poder morar, filho.

Alê não falou nada, e ficou olhando o moço deitado naquele estado que é de dar dó, até uma parte que já não podia mais se ver nada, quando finalmente os dois chegaram em casa, ele foi direto para o seu quarto se trocar. À noite, durante a mesa do jantar, Alê perguntou a seu pai:

  • Papai, por que, não podemos dar dinheiro para essas pessoas, para que possam comprar uma casa?
  • Filho, nós damos um pouco de dinheiro, mas só para eles poder comer, mas para eles comprar uma casa eles precisam de um trabalho, meu filho !

  Alê não disse nada só ficou deduzindo aquelas palavras que seu pai falou. Depois do jantar, sua mãe arrumou tudo, e Alê foi para seu quarto e ficou pensando, o por quê que essas pessoas são assim ? Não gostam de trabalhar, ou até por que perderam o emprego ? Será que fizeram alguma coisa errada ? Alê ficava tentando adivinhar as respostas, e foi quando sua mãe o chamou para tomar banho, antes de dormir.

  • Alê, meu filho, venha tomar banho. Já está na hora de ir dormir, está tarde  filho !
  • Já vou mamãe ! Ele respondeu com uma voz de chato, pois não queria tomar banho.

Depois que Alê tomou seu banho, que não queria de maneira alguma, sua mãe chegou para enxugá-lo, aí quando estava saindo da banheira, ele aproveitou a hora que estava junto com sua mãe, e resolveu fazer outra pergunta:

  • Por que é que eles não possuem um trabalho mamãe ?
  • Bom, filho, algumas dessas pessoas não puderam ou não quiseram aprender uma profissão. Ou talvez, eles perderam o emprego que tinham. Uma desgraça deve ter arruinado suas vidas, e não souberam se levantar.

  Alê continuava com aquela curiosidade para saber o que é o emprego, se ele é a mesma coisa que um trabalho ou não. Com aquela curiosidade, ele resolveu pesquisar sobre o assunto, e viu que ele estava totalmente certo.

Você sabe qual é a diferença entre o trabalho e o emprego? Segundo o blog a baixo, uma análise sociológica do trabalho, diz:

A maioria das pessoas associa as palavras Trabalho e Emprego como se fossem a mesma coisa, mas não são. O trabalho exerce uma capacidade transformadora. O trabalho é mais antigo que o emprego, o trabalho existe desde o momento em que o homem começou a transformar a natureza e o ambiente ao seu redor. Em outros períodos da História, o trabalho era realizado de maneira diferente, como a escravidão e a servidão. Na Grécia, o trabalho era feito pelos escravos, já na Idade Média, os servos trabalhavam para um determinado senhor feudal. Nesse caso, eles apenas trabalhavam, mas não tinham um emprego. Já o emprego é um conceito que surgiu por volta da Revolução Industrial e é uma atividade que permite remuneração, mas não permite usar uma ideia, pois deve-se obedecer às ordens. O emprego só se propaga com o capitalismo , quando o trabalhador passa a vender sua força de trabalho (Física ou Mental) em troca de um salário.http://sociologiamg.blogspot.com.br/2010/09/diferenca-entre-trabalho-e-emprego.html)

O que esse blog está afirmando é que o emprego e o trabalho não são a mesma coisa. Sim porque o trabalho é você ajudar o outro nas coisas para resolver, criando ideias para fornecer a um objetivo. O emprego é você mesmo vender sua força de trabalho e em troca disso você ganha o seu sustento. Viu como eles são totalmente diferentes. Então não tem como nos confundirmos os dois, não é ?
A curiosidade de Alê é impressionante e surpreende todos em sua volta . Ele é cheio de surpresas!
Vou contar a história de minha vida, é bem parecida com o tema, de Laubier(2009, p.7) “Uma desgraça pode arrasar uma vida”. Foi o que aconteceu comigo. Vou começar desde o começo.
Era o ano que eu tinha nascido, ainda era bem pequenina, um bebê praticamente, não lembro. Meu pai tinha acabado de sair do emprego dele, não sei do que ele trabalhava, não me lembro muito bem, ele resolveu passar em um bar, quase perto de casa, mas na verdade ele não deveria ter entrado, era a hora errada, o momento errado e o lugar errado completamente, mas como já foi, não posso fazer mais nada. Continuando ele comprou uma bebida, aliás uma cerveja, e bebeu, quando foi pagar, a maldita mulher falou que ele devia mais, ele não tinha pagado outras vezes, e que estava devendo. Meu pai chamado (Jonas) disse que já tinha pagado mas ela teimou, meu pai esquentou a cabeça, como é bem fácil deixá-lo com raiva. E aconteceu uma coisa que não vou comentar não, não me sinto bem falando sobre isso. Anos depois minha mãe já tinha eu e mais dois irmãos, num belo dia, minha mãe descobriu que estava grávida, de um menino, eu falei “mais um mãe?”, sim ela deu risada, achou engraçado. Era praticamente no ano de 2009, foi quando aconteceu tudo, nossa família foi destruída completamente. Minha mãe, foi para o hospital ganhar meu irmão, e dali meu pai depois foi trabalhar, ele pintava e construía prédios em Balneário Camboriú (SC) nos morávamos lá até o acontecimento.
Meu pai estava pendurado no prédio fazendo o trabalho dele, e de repente a policia cerca o prédio e manda ele descer de lá de cima, para eles conversar. E foi aí que meu pai foi preso. E levado para a prisão de cidade, ficou uns meses só e depois foi transferido para a cadeia pública de Irati (PR). Nossa vida desabou completamente, minha mãe acabado de sair do hospital foi informada do que aconteceu com o meu pai. Eu e meus irmãos não sabíamos de nada, nem a mãe não falou na hora, depois de um tempo que meu pai foi transferido para aqui em Irati, a mãe falou que para nós, e que dali em diante nós ia seguir a vida sozinhos sem o meu Pai, quando toco no assunto me dá um aperto no no meu coração, eu até podia chorar agora, mas não vou, porque estou na sala de computação e minha professora de Matemática está bem atrás de mim, sei que está trabalhando mas seria ridículo ela me ver chorar, ia ficar preocupada porque estou chorando. Então eu me fecho o máximo que posso, eu me fecho pra mim mesma, às vezes, eu choro o dia inteiro, não sabendo que fazer, mas vejo que devo seguir a vida, e batalhar bastante para atingir meu objetivo, e ajudar minha família, sei que, se eu fracassar, vou ter que ser forte, e me levantar para começar tudo de novo, o importante é viver para poder viver!
Desde que meu pai foi preso, olha vai fazer 6 anos que ele está preso, agora ele está em Guarapuava, foi onde ele nasceu.
A , minha mãe se inscreveu para ganhar uma casa, que o governo fez para as pessoas, e entre muitas pessoas, milhares de pessoas, nós fomos uns dos ganhadores da casa, e vamos nos mudar o ano que vem. Vou ter que me mudar de colégio também. Mas é um começo de uma nova vida que vai vim para minha família,bom é isso.
Uma desgraça pode até abalar uma vida, mas a superação consegue construir e fortalecer para poder viver novamente, basta você crer em Deus e colocar a fé na frente de tudo.
Eu sou Joyce Natasha e contei um pouco da minha história pra vocês.
Recapitulando, voltando para a vida de Alê, quando ele tenta chamar a atenção de seus pais, e não consegue, acha que seus pais não o amam.
Você já se sentiu assim? Você já se sentiu sendo ignorado por outras pessoas?
Olha eu me sinto sempre, às vezes, eu sinto que minha mãe não me ama, e isso me abala muito, porque ela só briga comigo? Porque ela sempre fica pegando no meu pé? Eu descobri que isso é amar, é o jeitinho dela, é cuidar, proteger, não é porque ela, te manda fazer coisas que você não gosta, que ela não te ama, é porque quando você crescer um dia, você vai ter que fazer isso, e se você não souber vai acabar na rua, sem emprego sem trabalho sem casa, a quem você vai pedir arrego? Para sua mãe, ou um amigo, mas geralmente é com a mãe que vai morar não é! Então valorize o que sua mãe, tem para te dar, pois ela sabe o que é melhor pra você porque ela é sua MÃE não é... você sabe como não ficar desapontado? Simples assim. Você segue sua vida como você quer seguir, siga as instruções que sua mãe dá para você, pois ela sabe, e não dê bola para àqueles que querem ver sua desgraça, pois isso pode arruinar sua vida. Um conselho de amiga!
Siga seus instintos! E viva a vida como você se sentir melhor. Como eu e muita gente que passaram por dificuldades, também têm como reviver, é só ter fé em Deus e seguir em frente recomeçando   tudo, e bem.
Como eu digo sempre, quem consegue não são os fortes, mas sim os que conseguem vencer, pois sempre são dignos daquilo que possuem.
 Joyce Natasha Ferreira

3 comentários:

  1. Olá Joyce! Parabéns porque você é uma aluna que gosta de ler e escrever!! Desejo que seus sonhos de ser uma escritora se realizem! Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Jaros!!!
    Espero também que se realize, mas se isso não acontecer já é um privilégio estar escrevendo. Isso é maravilho, eu amo escrever é uma coisa muito boa p/minha alma. nos vamos conseguir fazer meu livro sim... é só cremos e ter fé que vamos conseguir

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de seus textos Joyce, aprendi muitas coisas com ele. Tchau

    ResponderExcluir

Valorize e respeite a produção do aluno!